Compressores

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Atmos PB 81

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Atmos PB 82

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Compressor PDP 50

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SHAMAL 100 Litros

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COMP P-320

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PFT M250

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PFT LK604

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PFT LK 402

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Portugal

Regiões, Portugal, Porto, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria, Zona centro, Zona Norte, Zona Sul, Algarve, Açores, Ilha de São Miguel, Ilha Terceira, Ilha de Santa Maria, Ilha do Pico, Ilhas, Obras, Reformas, Ilha da Madeira, Braga, Viana do Castelo, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Lisboa, Ourem, Tomar, Vila Franca, Carregado, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Golegã

Compressores de parafusos

Compressor de parafusos
Esse tipo de compressor possui dois rotores em forma de parafusos que giram em sentido contrario, mantendo entre si uma condição de engrenamento.

A conexão do compressor com o sistema se faz através das aberturas de sucção e descarga, diametralmente opostas: O gás penetra pela abertura de sucção e ocupa os intervalos entre os filetes dos rotores. A partir do momento em que há o engrenamento de um determinado filete, o gás nele contido fica encerrado entre o rotor e as paredes da carcaça. A rotação faz então com que o ponto de engrenamento vá se deslocando para a frente, reduzindo o espaço disponível para o gás e provocando a sua compressão. Finalmente, é alcançada a abertura de descarga, e o gás é liberado.

De acordo com o tipo de acesso ao seu interior, os compressores podem ser classificados em herméticos, semi-herméticos ou abertos.

A categoria dos compressores de parafuso pode também ser sub-dividida em compressores de parafuso duplo e simples.

Os compressores de parafuso podem também ser classificados de acordo com o número de estágios de compressão, com um ou dois estágios de compressão (sistemas compound)

Compressores de parafusos de baixa pressão
O principio de funcionamento é o mesmo do compressor de parafuso, eles trabalham com pressões iguais ao soprador lóbulo, a única diferença que os rotores têm uma cobertura especial de teflon para garantir menores folgas e ausência de contato do óleo com o ar, esses tipos de sopradores são isentos de óleo e com eficiência superior ao lóbulo (Roots), em pressões mais altas sua vida útil é superior.

Compressores de parafusos simples
O compressor de parafuso simples, consiste num elemento cilíndrico com ranhuras helicoidais, acompanhado por duas rodas planas dispostas lateralmente e girando em sentidos opostos. O parafuso gira com uma certa folga dentro de uma carcaça composta de uma cavidade cilíndrica. Esta contém duas cavidades laterais onde se alojam as rodas planetárias.

O parafuso é acionado pelo motor, e está encarregado de acionar as duas rodas. O processo de compressão ocorre tanto na parte superior como na inferior do compressor. Com isto consegue-se aliviar a carga radial sobre os mancais, de modo a que a única carga que atua sobre os mesmos, além daquela resultante do próprio peso, é atuante sobre os eixos das rodas planetárias, resultante da pressão do gás nos dentes das mesmas durante o engrenamento.

Compressores de parafuso duplo
As secções transversais deste tipo de compressores podem apresentar configurações distintas. No entanto, em ambos os casos, o rotor macho apresenta quatro lóbulos, enquanto que o rotor fêmea, apresenta seis reentrâncias (ou gargantas). Normalmente, o veio do motor atua sobre o rotor macho, que por sua vez aciona o rotor fêmea.

Um compressor parafuso duplo pode ser descrito como uma máquina de deslocamento positivo com dispositivo de redução de volume. O gás é comprimido simplesmente pela rotação dos rotores acoplados. Este gás percorre o espaço entre os lóbulos enquanto é transferido axialmente da sucção para a descarga.

Sucção Quando os rotores giram, os espaços entre os lóbulos abrem-se e aumentam de volume. O gás então é succionado através da entrada e preenche o espaço entre os lóbulos. Quando os espaços entre os lóbulos alcançam o volume máximo, a entrada é fechada.

O gás admitido na sucção fica armazenado em duas cavidades helicoidais formadas pelos lóbulos e a câmara onde os rotores giram.

(excerto de informação retirada do wikipedia)

Construção

No setor de construção civil os compressores com maior consumo são os compressores parafuso a diesel ou elétricos (com potências entre 60 hp a 200 hp, para vazões que vão de 250 a 990 pcm). Compressores que trabalham com pressões entre os 7 bar e os 14 bar.
Compressores portáteis de até 300 pcm são os mais usados na construção civil, enquanto que os compressores maiores estão presentes em serviços de perfuração e escavação, que normalmente demandam faixas de pressão bem maiores.
(excerto da informação contida no site AcheCompressores.com.br)