Bombas de Betão

Bombas de Betão, Máquinas de projeção de betão, Máquinas para a construção, Importação, Bombas de Betão, Máquinas, Construção, Preços, Projecção de Betão

Máquinas de Betão

As bombas de betão ou máquinas de projeção de betão, são ferramentas fundamentais em qualquer obra de construção. Desde a sua criação em 1914 para a construção de túneis e minas, até aos dias de hoje, tem vindo a evoluir tanto na sua imagem como nas capacidades de uso. A verdade é que é inconcebível haver uma obra de engenharia civil em que esta máquina não seja utilizada para projetar betão, húmido ou seco.

 

O que é uma máquina de projeção de Betão?

Uma máquina de projeção de betão é tecnicamente uma máquina que pulveriza a massa sob pressão em qualquer tipo de superfície. Entre os elementos mais importantes das bombas de betão estão o compressor de ar, a tremonha e as mangueiras.

O compressor das bombas de betão determina a pressão na qual o betão é projetado. As mangueiras devem ter medidas diferentes, dependendo da granulometria máxima do betão a ser projetado. E a quantidade de produto no equipamento dependerá da capacidade da tremonha, independentemente do produto que pode ser recebido e depositado durante a execução do trabalho.

 

Como funciona uma Bomba de Betão?

O procedimento da máquina de projeção de betão não é muito complexo. O cimento e os agregados são misturados até que a homogeneidade desejada seja alcançada. Em seguida, todos os componentes do betão são introduzidos na tremonha, exceto a água. Essa mistura entra no alimentador do equipamento, que a lança pela mangueira e é impulsionada por ar comprimido.

Até agora, o mecanismo é o mesmo para todos os tipos de vias. Pois tudo muda quando a água se junta aos agregados e ao cimento (Caso estes se juntem no bocal da mangueira, será denominado: via seca. Se se juntarem de 5 a 6 metros do bocal, será: semi- via húmida. A via húmida é quando todos os componentes do concreto (agregados, água e aditivos) são misturados antes de entrar na mangueira)

 

Tipos de betão projetados

A máquina de projeção pode projetar betão de três maneiras:

Betão projetado de alta velocidade: consegue-se projetando o betão com alta pressão através de um pequeno bico. O nível de compactação é o mais alto dos outros tipos de betão projetado.

Projeção em baixa velocidade. É aqui que uma mangueira de grande diâmetro e um bico largo com pressão moderada são usados. O produto obtido com esta máquina de projeção não compacta tão bem quanto o obtido com uma máquina de projeção de concreto de alta velocidade. No entanto, ele mantém o resto das propriedades, como o alto teor de cimento, portanto, baixa relação água-cimento e compactação no local.

Betão projetado. A principal característica destas máquinas é a camisa, que possui orifícios mais largos e tem como objetivo transportar o material seco por até cem metros, aproximadamente.

 

Para que serve uma máquina projeção de betão?

A principal função da máquina de betão é projetar betão em diferentes superfícies. Vale a pena esclarecer que essas superfícies devem ser preparadas previamente. Devem ser dotados de armaduras ou malhas nas quais o betão projetado irá aderir após a pulverização, independentemente de serem superfícies regulares ou irregulares.

 

Que trabalhos podem ser feitos com uma bomba de betão?

Estas bombas de betão são muito utilizadas na construção de lagos, Piscinas, Sustentação de terras, muros de suporte ou contenção, Renovação e recuperação de fachadas, Taludes, Restaurações, revestimento de túneis rodoviários e ferroviários e ainda em minas.
A técnica de projeção de betão é cada vez mais utilizada desde sua invenção no início do século 20. Com a pistola ou lança adequada, o betão pode ser projetado em edifícios, obras civis e públicas como túneis, taludes, pontes, pisos, piscinas, silos de armazenamento, represas, canais e sistemas de contenção. A lança de projeção trabalha tanto para construir como para reparar ou reabilitar essas obras de construção.
Hoje em dia, este procedimento foi incorporado na construção de casas convencionais e pré-fabricadas para fazer um isolamento à prova de fogo e à prova d’água. Isso é conseguido projetando concreto sobre a armadura de aço colada a um determinado tipo de poliestireno ou outro produto isolante. Desta forma, é conseguida uma estrutura estável e isolante na qual qualquer tipo de acabamento pode ser feito.

Máquina de projeção de betão húmido

Entre as maiores vantagens da máquina de betão projetado húmido está a baixa formação de poeira, o controle ideal da mistura de água e cimento. Fundamental é conseguir uma mistura perfeitamente homogénea de cimento, agregados e da água.

Também pode ser feita a projeção de betão via seca, utilizando a técnica de gunite.

Qual é o preço de uma máquina de projeção?

O preço das bombas de betão variam dependendo do modelo da máquina. Os preços das máquinas de projeção da marca Putzmeister podem ser obtidos através dum contacto seu com os nossos serviços de venda. Ligue para nós e obtenha o preço numa consulta gratuita e descubra o modelo de máquina de betão que mais se adapta às suas necessidades e respetivo preço. Temos vários os tipos de máquina gunite. Escolha a máquina de projetar o betão de que realmente necessita.

Alguns riscos, perigos e medidas preventivas para trabalhar com uma máquina de projeção

Inalação de monóxido de carbono:
Deve ser garantida uma ventilação adequada ao trabalhar em locais fechados, como túneis e interiores de edifícios. Além disso, é recomendável desligar a máquina de projeção de betão se ela não estiver a ser usada.

Possibilidade de Fogo:
A máquina de projeção não deve ser usada em ambientes próximos a materiais inflamáveis, gases, tintas, combustíveis e produtos químicos. Além disso, a máquina deve estar localizada a mais de um metro de distância de qualquer parede ou estrutura.

Estabilidade da máquina:
O ideal é estar bem informado sobre as condições topográficas do local de trabalho para evitar acidentes. Assim saberá o tipo de solo, se existem buracos, gelo, etc.

Acidentes de trabalho:
A área de trabalho deve ser mantida limpa, seca e livre de obstáculos. Se vai trabalhar em alturas superiores a dois metros, deve-se verificar se há corrimãos, redes de corda e outras barreiras de proteção nas bordas, que evitam quedas. No caso de trabalhos que requeiram uma plataforma elevada móvel de pessoal, deve-se verificar se a força exercida na plataforma é inferior às indicadas pelo fabricante da plataforma.

Conhecimento das medidas de segurança:
Todo o pessoal deve estar ciente do plano de saúde e segurança antes de realizar qualquer trabalho na máquina de projeção de concreto.

 

Acidentes que podem ser evitados ao trabalhar com a máquina de projeção

Danos por choque:
A máquina de pulverização de betão não deve funcionar em áreas onde os pedestres, trabalhadores ou veículos se cruzem. Especialmente sob a área de circulação de carga suspensa.

Acidentes por falta de visibilidade:
Iluminação correta, seja artificial ou natural, deve ser usada durante o trabalho. Quando iluminação não é a ideal, o trabalho deve ser interrompido para evitar acidentes.

Deterioração do equipamento:
A bomba de betão não deve ser usada ao ar livre em condições climáticas adversas, como chuva, neve, areia ou trovoadas.

Uso correto do equipamento:
Ao escolher a máquina de betão com a qual vai trabalhar, deve-se levar em consideração o tipo de material que vai projetar. Cada máquina de projeção de betão ou argamassa é projetada para trabalhar com uma composição e granulometria específicas. Seja responsável, tenha isto em consideração.

Manutenção inadequada:
Quando o equipamento apresentar mau funcionamento, não tente consertá-lo sozinho. Não use ferramentas ou peças / acessórios que não sejam indicados  para a máquina de projeção. Em caso de mau funcionamento, contacte o nosso serviço de assistência.

Máquinas de betão

Máquinas de projeção de betão, Máquinas para a construção civil, Importação, Bombas de Betão, Máquinas, Construção, Bombeamento de Betão,  Via Húmida, Via Seca, Máquinas Novas, Camisas, Fusos, Betão, Betonilhas, Putzmeister Portugal, Projeção de Betonilha, Concreto, Transportadoras de argamassa Putzmeister Via Seca, Transportadoras de argamassa Putzmeister Via húmida, Preços, Bombas de reboque, Rebocáveis